Vide Frutífera: AUDIOBOOK - ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1: O REINO DE DEUS | TERÇA

terça-feira, 2 de novembro de 2021

AUDIOBOOK - ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1: O REINO DE DEUS | TERÇA

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA  1 –  TERÇA-FEIRA
SÉRIE: E será pregado este evangelho do reino – Livro 1

O REINO DE DEUS - O governo divino de eternidade a eternidade – Pedro Dong

Páginas: 10, 11 e 12

Leitura bíblica: 
Gn 1:1-2

Ler com oração:
Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mt 28:18-19).
............................... .............. 
O REINO E A AUTORIDADE DE DEUS

    Ao estudar o Evangelho de Mateus, queremos dar um foco correto. Deus tem um reino de eternidade a eternidade. Satanás quer ter outro reino, não se sujeita ao reino de Deus. Quer ele se sujeite, quer não, o reino de Deus existe de eternidade a eternidade. Veremos, também, a diferença entre o reino de Deus e o reino dos céus, que é exclusivamente abordado no Evangelho de Mateus. Antes de Deus criar todas as coisas no universo, só havia Deus, e Ele era tudo. Na 
eternidade passada, quando Deus começou a criar a partir do nada, a palavra hebraica para “criar”, usada no primeiro versículo do livro de Gênesis, é bara, que significa criar a partir do nada. Deus criou todas as coisas por meio da palavra. Ele só precisa falar Sua palavra, e tudo vem a existir. Toda a criação procede de Deus. Para entender melhor essa verdade, usaremos como ilustração um diagrama. Nele vemos que o reino de Deus vai desde a eternidade passada e perdura por toda a eternidade futura. E, quando começa a contagem do tempo, 
temos o primeiro círculo, a era dos patriarcas, que vai desde Adão até a promulgação da Lei; o segundo círculo é o da nação de Israel, que vai da promulgação da Lei até a primeira vinda de Cristo; o terceiro e quarto círculos são chamados, no Evangelho de Mateus, de reino dos céus, e englobam a era da igreja e o reino milenar. O reino dos céus está dentro do tempo e é parte do reino de Deus.
    Tudo veio a existir pela palavra de Deus; Ele é a origem de todas as coisas, tudo veio Dele. Deus é o centro de conexão de toda a criação. Tudo o que Ele criou, saiu Dele, está conectado com Ele e faz parte do reino de Deus. Na esfera do reino, Ele governa e exerce Sua autoridade.
    Na figura vemos, à esquerda, a eternidade passada e, à direita, a eternidade futura, que inclui o novo céu, a nova terra e a nova Jerusalém. No diagrama vemos a representação do início e do fim do tempo. A linha acima representa o reino de Deus, que existe por toda a eternidade; e as duas extremidades da linha, a eternidade passada e a eternidade futura, tendem a se juntar, pois o infinito é representado por uma linha reta. Se alguém pudesse caminhar sobre essa linha reta, até o infinito, chegaria ao mesmo ponto, ao ponto de partida. E, ligando-
se as duas extremidades do infinito, teríamos um grande círculo. O tempo, diante da eternidade, é quase insignificante. Entretanto o tempo é para o cumprimento da vontade de Deus.
    Em algum momento no passado, houve uma rebelião. Um arcanjo desconectou-se do governo e da autoridade do reino de Deus, e levou consigo, em sua rebelião, a terça parte dos anjos. A esse arcanjo, Lúcifer, outrora fora dado o domínio sobre os reinos da terra. Na terra, antes de Deus criar o homem, havia criaturas pré-adâmicas, que estavam sob o domínio desse arcanjo, e essas criaturas também se rebelaram contra a autoridade de Deus, instaurando o caos no universo. Para preservar o universo, Deus isolou esse arcanjo, lançando-o à terra. Ao usar o termo “terra”, não nos referimos apenas ao planeta Terra, e sim a todo o sistema da criação de Deus (mencionado em Gênesis 1:2). Deus isolou a rebelião aqui, no nosso universo cósmico, e agora deseja usar a igreja para resolver esse problema.
    Nesse contexto vemos, no Evangelho de Mateus, que o Senhor deseja reaver a terra e, por nosso intermédio, restabelecer o governo de Deus aqui. A terra foi criada bela e formosa, mas, por causa da rebelião, tornou-se sem forma e vazia (Gn 1:2).
    Isso evidencia que, quando alguém se desconecta do reino de Deus, sua vida se torna um caos, imperando desordem e confusão. Os colportores estão nas ruas orando pelas pessoas e, não raramente, encontram pessoas com a vida destroçada e totalmente desordenada, tudo fora de lugar. Isso porque estão desconectadas da autoridade de Deus, e o evangelho visa reconectar essas pessoas ao reino de Deus. Uma vez reconectadas ao reino de Deus, tudo entra nos eixos, elas passam a ter ordem e a receber o dispensar da vida divina. Esse é o foco que daremos ao desfrutar do Evangelho de Mateus. Não faremos estudos doutrinários, capítulo por capítulo. Nossa preocupação é reaver o governo, a autoridade de Deus aqui na terra, por meio da igreja.
    Quando a igreja foi gerada, Deus passou a ter uma esfera de governo para fazer Sua vontade na terra. A igreja passou a ser como uma ilha em meio ao império das trevas. A vontade de Deus não é feita no mundo das trevas. No mundo Satanás domina, rouba, mata e destrói as pessoas. Mas a igreja, na terra, é governada pelos céus. O reino dos céus mediante a igreja, pela pregação do evangelho, está reordenando a vida das pessoas, colocando-as sob a autoridade de Deus, proporcionando-lhes crescimento de vida, cuidado e edificação. Por fim, a igreja edificada trará a manifestação do reino dos céus; no milênio, e, no final, quando tudo estiver pronto, Satanás, a morte e o Hades serão lançados no lago de fogo. Todos os itens do universo estarão debaixo do governo de Deus. Assim, Deus reinará sobre todas as coisas e novamente será tudo em todos. Não haverá mais o elemento de rebelião para romper nosso elo com Deus, estaremos totalmente conectados com Ele. O objetivo de estudarmos o Evangelho de Mateus é conectar todas as coisas com Deus.

Pergunta: Qual é a função da igreja nesta era de trevas?
Meu ponto-chave:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário