Vide Frutífera: NOTAS DA CONFERÊNCIA | Mens 01: A Igreja dos Primogênitos | Hb 12:16-7, ...

sábado, 22 de fevereiro de 2020

NOTAS DA CONFERÊNCIA | Mens 01: A Igreja dos Primogênitos | Hb 12:16-7, ...

Conferência Internacional na EAV
Fevereiro de 2020
Tema geral: MINISTROS DA NOVA ALIANÇA 
Mens 01: A Igreja dos Primogênitos
Hb 12:16-7, 22-24

Pedro Dong


Bem-vindos todos os santos para mais uma conferência. Creio que o Senhor nos trouxe aqui para nos dar novas revelações no livro de segunda Coríntios. Precisamos estar claros da nossa porção no corpo de Cristo.

Quem nós somos?

Eu posso afirmar nesta manhã que nós não somos resultado de nenhuma cisão do corpo de Cristo, mas fazemos parte do único ministério da nova aliança, que foi estabelecido pelo próprio Senhor Jesus. 

Os primeiros crentes foram liderados pelos doze apóstolos e estes, sem temor, deram testemunho de Cristo nesta terra. Apesar da grande oposição e martírio, os primeiros apóstolos foram ousados em anunciar o evangelho de Cristo, e muitos sinais e prodígios foram feitos por meio deles.

Posteriormente houve uma expansão deste ministério para os gentios, e sob a liderança de Paulo grandes avanços aconteceram. Paulo também recebeu as grandes revelações do plano de Deus e da sua economia.

Paulo nos introduziu na grandiosidade do plano de Deus, abrindo janelas nos céus para nós. Fomos levados a enxergar coisas que estão além deste mundo físico e tridimensional.

Paulo também recebeu a incumbência de completar a revelação da palavra de Deus, col 1:24-25. Ele estava claro da sua comissão. Dar pleno cumprimento a palavra de Deus vem do grepo "plerô ", que está relacionado com completar uma garrafa. Paulo cumpriu este papel. Esta é uma experiência no plano celestial, que Paulo exerceu muito bem.

2 Pd 3:15-

Paulo também sofreu oposição daqueles que não entenderam o falar de Deus, que Pedro chama aqui de ignorantes. Neste campo entram as muitas escolas de teologia sistemática que surgiram, as quais buscam conhecer a palavra de Deus somente pelo plano cartesiano, abrindo caminhos para se deturpar a palavra de Deus.

1 Tm 1:3-

Surgiram muitas doutrinas. Isto significa ensinar de maneira diferente, no plano terrenal e não no plano espiritual.

O plano de Deus somente é gerenciado e revelado na fé.

O que elas praticavam ali Paulo definiu como loquacidade frívola. Tem muitos que estão buscando estas coisas, e fazem ousadas asseverações, com grande poder de convencimento. Quantos, porém, estão levando a cabo a economia de Deus?

Por não viver no plano da fé, surgiram todas estas coisas no meio cristão, já naquela época.

Mas exatamente neste contexto, Deus levantou João, que para alguns, possui conteúdo infantil, mais simples. Na verdade o ministério de João é o mais elevado, pois realiza a maior de todas as transferências, trazendo o céu para a terra. Ele dá ênfase no espírito e na vida.

Onde nos estamos?

Talvez alguns de nós nos sentimos inferiorizados por ver grupos cristãos gigantescos a nossa volta. Estamos na era dos pastores de Instagram, que arrastam multidões com um falar doce.

É necessário que nós saibamos qual é a nossa porção. Não queremos criticar aqueles que Deus está usando, mas precisamos estar claros de qual é a nossa porção nesta terra hoje.

Deus quer preparar um grupo especial de pessoas que se comprometam com a sua vontade. É um ambiente que promove o crescimento de vida e a profundidade de um viver no Espírito.

O Senhor está nos dando a revelação de João 14 a 17, e nos conduzindido para a sua glória - nos inserindo em Deus.

Para quem é este ministério?

Não é para todos, mas somente para aqueles que conseguem compreender o ministério de João, que nos ensina a viver no espírito e a viver na esfera fé. Estes receberão o galardão dos escolhidos de Deus.

Hoje é muito importante nós praticarmos o viver e andar no espírito. Isto significa que o centro não está em nós, mas em Deus. Precisamos estar dispostos a abandonar tudo para seguir o Senhor.

Mt 20:1-16

O Senhor está nos dando uma palavra que gera comprometimento. Se o meu desejo é apenas ser um cristão leve, que continua voltado para as suas próprias coisas e interesses, nós não seremos escolhidos, apesar chamados.

Nesta parábola Deus chama trabalhadores para a sua vinha. Aqui estão incluídos todos os que vieram antes de nós, inclusive os doze apóstolos, mas hoje nós estamos na undecima hora, quando Deus está finalizando a sua obra.

Nesta undecima hora também tem muitas distrações, até porque vivemos no auge da tecnologia moderma (temos um padrão de vida superior ao de reis e imperadores da antiguidade).

Quantos, porém, estão dispostos a pagar um preço?

Quando os discípulos perguntaram ao Senhor qual seria o fim deles, pois deixaram tudo para servir ao Senhor, este lhes respondeu que eles receberiam muito mais, tanto nesta terra como no mundo que há de vir, pois receberiam a vida eterna.

Isto significa que a nossa vida humana continua aqui na terra (trabalho, família, vizinhos), mas a nossa perspectativa precisa mudar.

O nosso lema hoje precisa ser: I'tis now or newer (É AGORA OU NUNCA).
Não temos mais tempo a perder, agora é hora de nos entregar totalmente ao Senhor e a sua vontade.

Este é o princípio da primogenitura. Todos aqueles que servem a Deus como ministros da nova aliança fazem parte deste time dos primogênitos.

2 Cor 1:8

Paulo fala aqui da sua experiência de passar por grande sofrimentos. Provavelmente ele se referia ao tempo que que passou em Éfeso, pruduziu um centro de obras e gerou excelentes cooperadores, tais como Epafras. Ao final de cerca de dois anos, houve um grande tumulto e amotinamento, a ponto que eles queriam matá-lo.

Paulo e Silas passaram aqui por um momento de grande terror e ameaça de morte. 

Precisamos perceber, no entanto, que nós precisamos passar por situações como esta, senão não passaremos de cristãos teóricos.

Paulo viveu uma situação aqui de sentença de morte, pois precisava experimentar o Deus que ressuscita os mortos. Isto é necessário também em nossa experiência: não confiar mais em nossa carne ou capacidade, mas somente no Deus que ressuscita os mortos. (Aqui está um dos principais versículos de segunda Corintos, a vitrine ou base desta carta)

Estes são os ministros da nova aliança, que estão vivendo de fato o princípio da primogenitura - estão totalmente envolvidos com a vontade de Deus.

Mt 12:46-50, 7:13

Quem são os escolhidos do Senhor? Este texto nos mostra que não são aqueles que apenas são escolhidos pelo Senhor, mas que também fazem a sua escolha pelos Senhor. Para ser alguém próximo do Senhor, bastaria ser um parente dele (mãe, irmão, etc), por causa do vínculo natural, mas ele estava a procura daqueles que estão ESCOLHENDO FAZER A SUA VONTADE, POIS SÃO ESTES QUE VERDADEIRAMENTE SÃO ÍNTIMOS.

Hoje nós precisamos ser aqueles que estão escolhendo fazer a vontade do Senhor. Isto significa que é necessário nos envolver com aquilo que o Senhor está fazendo. Esta é uma porta estreita, um caminho apertado. Não se trata de um movimento de massa, focado no bem estar das pessoas (cura, prosperidade, etc)

Mt 16:15-25

O Senhor está edificando a sua igreja. Esta é a sua vontade hoje, mas quanto a nós: estamos seguindo o nosso Senhor, indo após ele e tomando de fato a nossa cruz?

Ser este grupo de primogênitos significa estar dispostos a perder para ganhar!

Mt 7:21-23

Não é a fachada que nos tornará pessoas aprovadas diante de Deus, mas o nosso conteúdo. Isto significa que não basta fazer coisas, mas é necessário sermos aqueles que estão fazendo a sua vontade.

Aqui tem um grupo de pessoas que fizeram muitas coisas, mas que, na prática, não serviram a Deus como ministros da nova aliança.

O que é melhor para nós hoje? O que vale mais a pena?

Precisamos servir o nosso Senhor de acordo com a sua vontade. Que possamos agarrar a oportunidade que o Senhor está nos dando hoje!

Aqui tinha um grupo de pessoas que conhecia o Senhor, mas não era um conhecimento profundo, "gnosco" no grego. O conhecimento de Deus que nós precisamos trata-se de um relacionamento íntimo (mesmo termo utilizado para dizer que José não conheceu a Maria, antes dela conceber o Senhor Jesus). Aquele grupo era superficial.

1Cor 6:17

É necessário conhecer o Senhor, nos unindo a ele, sendo um espírito com ele.

Hb 12:17-17, 22-24, Gn 25:27- 34

Isaú vendeu o seu direito de primogenitura por um repasto. Ele era diferente de seu irmão Jacó, pois era um caçador, homem de muitas obras. Jacó era pacato do ponto de vista do mundo, mas sabia valorizar aquilo que era mais importante. Jacó sabia que aquele prato era apenas um repasto vermelho, e que tinha pouco valor.

Isaú comeu, bebeu, levantou-se e saiu. Sua atitude foi semelhante a do povo quando criou o bezerro de ouro e também como a de Judas, que não valorizou o chamamento do Senhor em sua vida.

1 Cron 5:1-2

Os filhos de Rubem não puderam desfrutar do direito de primogenitura, que por direito era dele, mas que fora desqualificado por seu pecado. Apesar de possuir todas as condições, ele não valorizou. Hoje nós estamos na igreja dos primogênitos, mas dependendo da nossa atitude, o nosso nome pode ser retirado.

O que é direito de primogenitura?

É aquele que é dado ao filho mais velho, que é a porção dobrada da terra, na vedade da bênção de Deus.

Gn 49:10

Rubem perdeu também a realeza, que foi dada a Judá.

É quanto a nós: queremos perder ou queremos ganhar?

Dt 33:8-9

Levi, por causa da sua violência, também pedeu o reinado, mas ganhou o sacerdócio, pois se posicionou do lado de Deus (Ex 32).

Percebe-se aqui que todos aqueles que ganharam o direito da primogenitura foram aqueles que fizeram a diferença diante do Senhor. Isto também significa que todos aqueles que não vendem a sua primogenitura farão história diante de Deus.

Precisamos virar a pagina em nosso serviço ao Senhor. Não venda o seu direito de primogenitura diante das situações de dificuldades, mas aumente cada vez mais a sua consagração e entrega a ele.

João 6:66-71

Muitos aqui abandonaram o Senhor, mas os seus discípulos (os onze de João 13), creram no enviado de Deus e realizaram a sua obra. Este é o princípio do direito de primogenitura! Este é o viver de um ministro da nova aliança! Estas são as palavras da vida eterna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário