Vide Frutífera: Resumo da Mensagem 01: A sequência Maravilhosa da Bíblia

terça-feira, 5 de março de 2019

Resumo da Mensagem 01: A sequência Maravilhosa da Bíblia

Conferência Internacional na EAV
Março de 2019
Tema geral: CRISTO, Poder de Deus e Sabedoria de Deus 
Mens 01: A sequência Maravilhosa da Bíblia 
Rm 12: 4-5, 1Cor 12:12

Pedro Dong 

Aleluia por mais uma conferência: com certeza o Senhor falará conosco: mais palavra profética, mais direção e suprimento para nós.

Chegamos em primeira Coríntios, mas pasmem todos: o livro de Romanos foi colocado soberanamente antes de primeira Coríntios com excelente  caminho de ajuda para nós.

At  18:24, 19:2-4, 20:31

Paulo escreveu a sua primeira carta aos Coríntios  no ano 59DC e a segunda carta no ano 60DC.  Ele estava em Éfeso, quando escreveu aos corintios e na Macedônia quando escreveu a segunda carta, em plena terceira viagem. Depois, ao final da sua terceira viagem foi quando escreveu o livro de Romanos.

Isto mostra que cronologicamente Paulo escreveu o livro de Romanos depois das duas cartas aos Corintios. Na ordem bíblica, no entanto, Romanos vem primeiro.

Porque?

Podemos ver aqui a soberania de Deus. A primeira carta aos Coríntios nos apresenta diversas dificuldades problemas daquela igreja, que enfrentava tantos questões de pecado grosseiros, de divisões, quanto de problemas com questões de funcionamento prático da igreja.

Creio que se fôssemos entrar nesta carta sem uma visão adequada do poder do evangelho de Deus e de sua salvação em nosso viver, teríamos dificuldades para aplicação da verdade do evangelho na vida prática da igreja.

Rm 1:18-32,  5:12.

O livro de Romanos nos apresenta o quadro de uma humanidade terrivelmente caída recebendo a salvação de Deus. Esta salvação não vem pela lei ou pelas obras, mas é uma questão de fé.

Este evangelho aponta para Cristo. Precisamos perceber que não existem mais barreiras, pois já fomos introduzidos neste  evangelho maravilhoso e libertador.

Hb 4:14-16

Podemos nos achegar a todo tempo e desfrutar da misericórdia e graça de Deus. Isto significa que temos acesso pleno a presença de Deus. O véu já foi rasgado. A tampa do propiciatório já foi aberta, pois Deus se tornou propício a nós. 

João  1:12, 3:3,5

Este  é o evangelho do novo nascimento. Nos  tornamos filhos de Deus. Este é o maior milagre do universo. Isto também indica um processo de transformação.

Recebemos a vida de Deus em nosso  espírito, mas ainda temos uma vida da alma que precisa ser santificada.

O que é santificação?

Não se trata de fazermos tentativas de melhorar o nosso comportamento. Precisamos perceber que só Deus é santo e também único. A única maneira de viver esta santidade é estarmos na fonte ou raiz correta. Enquanto vivermos em Adão, nosso velho homem, teremos dificuldades.

Rm 6:4-6

Precisamos perceber que o nosso velho homem morreu, e não estamos mais casados com ele. Tudo o que temos de fazer agora é viver a nossa união com Cristo. 

Rm 7:3-4, Rm 11:17

Agora podemos frutificar para Deus porque fomos colocados em Cristo. Cristo é esta raiz santa, cuja seiva é santa. Isto é santificação, um processo metabólico e contínuo que faz com que os elementos divinos sejam trabalhados em nosso ser. 

A nossa alma impaciente, iracunda rebelde está sendo transformada. Tudo o que temos de fazer é nos encher de Deus, assim a sua glória irá se manifestar em nós.

Rm  8:14-17

Deus está produzindo os seus filhos coletivos. Tudo começa a partir do espírito. Existe uma lei, do Espírito e da  vida, que foi instalada em nosso interior. O segredo está em colocar a nossa mente no espírito. É ela quem comanda o corpo.

Fizemos uma viagem recente para o oriente e muitos sofreram com o fuso horário. Eu disse para alguns que estavam ali: informe para o seu corpo o horário real, de onde você está, que ele irá se acostumar rapidamente.

Assim também acontece com a esfera espiritual. Precisamos aprender a colocar a nossa mente no espírito. Isto é poderoso demais. É semelhante a lei de Bernoulli, que nos explica como fazer um avião A-380 sair do chão com mais de 350 toneladas.

Isto significa que quando usamos o nosso espírito não existem barreiras ou obstáculos que não possam ser superados. 

Qual é a solução para os problemas da igreja  em Corinto?

Está aqui em Romanos. Não devemos mais ficar dando voltas e voltas no deserto. Precisamos ser positivos no evangelho, usar o nosso espírito, viver a vida da igreja e pregar o evangelho.

Rm  8:14

Precisamos aprender a ser guiados pelo Espírito e deixar de sermos crianças.

O livro de primeira Coríntios será para nós um verdadeiro aperfeiçoamento para líderes. Mas para isto precisamos aprender com o livro de Romanos.

Não podemos ser eternamente filhos do tipo tecnon. Precisamos alcançar para a condição de filhos huios e de filhos herdeiros.

O que é ser um filho herdeiro?  

É alguém que tem uma preocupação constante  com os negócios do pai. Muitos de nós somos ainda muito localista e só enxergamos as nossas necessidades e da nossa igreja. Esta não  é a atitude de um herdeiro, pois este possui uma visão ampla de todos os interesses do pai.

Col  1:24

Também significa que precisamos estar dispostos a sofrer por causa da igreja.

Apc 12:1-6/Lc:78

Aqui nós temos uma visão, que também precisa se tornar a nossa comissão.

A mulher aqui representa toda a totalidade do povo de Deus no VT e no NT. O sol e a lua debaixo dos pés e a coroa com as doze estrelas na cabeça aponta para a era dos patriarcas, e do  povo de Israel até a igreja hoje.

Por  outro lado, o filho varão aponta para a totalidade dos vencedores. Isto significa que agora é a nossa vez,  e que precisamos nos levantar e lutar pelo nosso Senhor.

Este filho varão também aponta para a parte forte da igreja, da qual precisamos almejar fazer parte e nos posicionar.

Nm 1:3

Este texto nos apresenta o processo de formação do exército de Deus. Todos os que são acima de 20 anos podem compor este exército. Não  seja como uma galinha da angola, que vive dizendo que "está fraco".

O Senhor está nos chamando para viver intensamente e mais dinamicamente neste semestre, como parte forte da igreja, pregando o evangelho e fazendo a diferença em todas as cidades.

Apc 12:11-14

Aqui também fala de um lugar, chamado de deserto. Conforme a visão que o irmão Dong recebeu, este lugar é a América do Sul. Precisamos ganhar o encargo de preparar este lugar, por meio de espalhar o evangelho e levantar igrejas.

O nosso encargo deve ser este: a produção dos vencedores coletivos (filho varão) e a conquista do deserto  (espalhar o evangelho e levantar igrejas)

Gostaria ainda da falar de um novo modelo de colportagen que o Senhor está produzindo em nosso meio, chamada colportagen dinâmica.
Surgiu em Osasco, com um grupo de irmãos que cuidaram do irmão Dong, quando ele estava internado próximo ao tempo da sua partida. Trata-se de um modelo extraordinário, que consiste em abordar as pessoas oferecendo oração e em seguida os livros. Neste modelo não existe a preocupação em falar mútuo, mas apenas de orar com as pessoas e deixar livros nas mãos delas. Muitos milagres estão acontecendo na vida das pessoas por meio desta postura simples e exercício do espírito.

Creio que estamos vivendo novos tempos: devemos crer e avançar!!!

(Transcrição não revisada pelo preletor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário